Início   Proteção dados Condições Download Serviço Calibraciones Contato
 

Publicidade      

         Instrumentos de Medição Sistemas de regulação Balanças

,

Visite nosso catálogo virtual!
Blätterkatalog!

Visite nosso catálogo virtual!
  
Visite nosso Top Sellerl!


Ruído no Posto de Trabalho / 
Seleção dos Sonômetros Adequados

Trabalhar com ruído
O ruído é perigoso a um determinado nível equivalente a 90 dB (A) (Leq). O período de valoração é de 8 horas por dia (um turno). A partir de 85 dB (A) podem-se produzir danos no ouvido. Segundo os conhecimentos atuais, a revisão do ouvido interno depende do seu nível sonoro, dado como nível equivalente (Leq) em dB (A). Para realizar a medição utilizam-se os sonômetros LEQ. Podem-se produzir influências do ruído das máquinas na agudeza auditiva e outras funções psicológicas que podem conduzir à perda da audição.

Sonômetros
Para cumprir com as prescrições do nível de som / ruído no posto de trabalho é necessário comprovar tanto o nível de ruído durante um período, como a dose sonora pessoal. Para isso aplicam-se sonômetros com memória de dados e relógio com tempo real. Os trabalhadores podem levá-lo no corpo e armazenam a carga sonora durante 8 horas (90 dB durante 8 horas = 100 % da dose sonora). Os valores de medição sonora podem ser lidos e representados de seguida no PC. Dos dados de medição é possível extrair medidas ou disposições para amortecer o som e assim poder proteger o trabalhador.

Para medir o ruído no sector industrial podem-se utilizar sonômetros da classe II. Estes sonômetros em forma de portáteis permitem a medição precisa do ruído nas máquinas e a posterior gravação dos dados. Os sonômetros com logger de dados são os que mais se adéquam à determinação e à documentação do ruído na partida, o funcionamento e a paragem das máquinas. Estes sonômetros da classe II também se recomendam para a autorização de novas máquinas.

Para realizar medições de ruído para uso judicial têm que se aplicar sonômetros calibráveis (classe I). Com frequência são também aceites os aparelhos da classe II, já que estes sonômetros podem documentar a superação de níveis sonoros com uma alta precisão de ± 1,5 dB. Quase sempre se tomam como base as medições de ruído internas ou privadas para realizar medições que se possam utilizar em julgamentos, como por exemplo, as que se realizam através do organismo de vigilância judicial (por exemplo em discussões com vizinhos ou inquilinos). Desta maneira evita-se a aquisição de sonômetros da classe I muito mais custosos.

Aqui encontra uma visão geral de todos os medidores oferecidos pela PCE Instruments.

Contato em Espanha:
PCE Instruments Ibérica S.L.
C/ Mayor 53 - Bajo
E-02500 Tobarra
Tel. +34 967 543 548
Fax +34 967 543 542

Contato na América Latina:
PCE Instruments Chile S.A.
Avd. Americo Vespucio 1385, Módulo 28, Edif. C
Quilicura - Santiago de Chile
Tel. +56 2 562 0400
Fax +56 2 562 0405

Voltar ao decibelímetro PCE-999