Início   Proteção dados Condições Download Serviço Calibrações Contato
   

Medidores

Laboratório

Sistemas de regulação

Energias

Balanças


PCE Instruments TV

 

Ir para Eletrodos de pH

Ir para Eletrodos de pH

Ir para Eletrodos de pH

,

Eletrodos de pH
Em várias aplicações da indústria e da investigação é necessário controlar de forma permanente o valor pH mediante eletrodos de pH. OsEletrodos de pH para profissionais eletrodos de pH convertem o valor de pH atual numa tensão proporcional. Os modelos de eletrodos de pH de instalação fixa nos processos industriais medem de forma contínua o valor pH e são portanto usados para a regulação de processos. Devido ao fato dos eletrodos de pH poderem ser usados em diferentes aplicações, são necessários eletrodos de pH com diferentes características. Os critérios mais importantes dos eletrodos de pH são o conteúdo de sólidos do meio, a pressão do sistema, assim como o grau de sujidade do meio. Os eletrodos de pH do tipo HI 1001 possuem um sistema de cabos fixos e estão disponíveis em dois comprimentos. Os eletrodos de pH são aptos para aplicações standard em processos com um nível de sólidos muito baixo. Como se podem introduzir em líquidos orgânicos ou proteicos, assim como em metais pesados, estes eletrodos de pH são aptos para ser utilizados no tratamento de águas residuais municipais ou industriais. No caso do conteúdo de sujidade ser muito elevado é possível usar, por exemplo, o eletrodo HI 1192T. Estes eletrodos de pH podem, da mesma maneira que o modelo HI 1110T, ser introduzidos num suporte para eletrodos. A instalação do HI 1001 é feita mediante utilização de uma rosca. Se tiver perguntas técnicas sobre estes eletrodos de pH, ponha-se em contato conosco através do número de telefone +34 967 543 695 em Espanha, América Latina e internacional ou +56 2 24053238 para Chile. Nossos técnicos darão assessoria com muito prazer sobre este tema, assim como de outros instrumentos do sector de medidores e balanças.

Encontrará informação técnica dos Eletrodos de pH na seguinte tabela:

Artigo Especificações técnicas Campos de aplicação
HI 1001

- Intervalo de medição: 
  0 ... 14 pH
- Diafragma duplo,
  PTFE
- Eletrólito: polímero
- Intervalo de temperatura 
  -5 ... +80 °C

- Pressão máx. 6 bar
- Pino: BNC
- Comprimento de cabo: 
  3 m
- Corpo: Vidro

Tratamento de águas residuais, soluções orgânicas e proteicas, metais pesados

Ficha técnica do Eletrodo de pH - HI 1001 Eletrodo de pH modelo HI 1001
HI 1110T

- Intervalo de medição: 
  0 ... 12 pH
- Diafragma simples,
  cerâmica
- Eletrólito: Gel
- Intervalo de temp.
  0 ... + 60 °C

- Pressão máx. 0,6 bar
- Pino: S7 / PG 13,5
- Corpo: Vidro

Aplicações gerais escasso grau de sujidade

Ficha técnica do Eletrodo de pH - HI 1110T Eletrodo de pH modelo HI 1110T
HI 1192T - Intervalo de medição: 
  0 ... 12 pH
- Diafragma PTFE +
  pó KCl
- Eletrólito: polímero
- Intervalo de temp.
  -15 ... + 80 °C
- Pressão máx. 8 bar
  (25 °C)
- Pino: S7 / PG 13,5
- Referência: Ag/AgCl
- Corpo: Vidro de
  alta resistência

processos industriais, medições de baixa condutividade, soluções sujas

Ficha técnica do Eletrodo de pH - HI 1192T Eletrodos de pH modelo HI 1192T
Componentes adicionais
CA 778/x Cabo do eletrodo Ø 5 mm, cabeça de rosca S7 e pino BNC
Disponível em vários comprimentos:
1, 3, 5, 7, 10 m

ideal para:
HI 1110T, HI 1192T

O cabo dos Eletrodos de pH está disponível em comprimentos até 10 m.
HI 6051 Suporte para eletrodos de pH, comprimento 1105 mm

ideal para:
HI 1110T, HI 1192T

Suporte para Eletrodos de pH para sumergi-los em reservatórios.

OsEm aquariofilia também é necessário um controle do valor pH. eletrodos de pH possibilitam a medição do valor pH com medidores elétricos. É certo que há indicadores ou fitas de prova para determinar de forma simples o valor pH; contudo, estas são muito imprecisas e nada confortáveis na sua prática.  Para determinar o valor pH com eletrodos de pH, estes têm que estar em contato direto com o meio a medir. Na membrana de vidro dos eletrodos de pH gera-se uma tensão que indica o valor pH atual. Esta medição é bastante mais precisa e rápida. Contudo, é necessário ter várias coisas em conta no momento de medir com os eletrodos de pH. Os medidores de pH necessitam voltar a calibrar periodicamente mediante soluções tampão e um valor pH definido. Isto acontece porque os eletrodos de pH se vão deteriorando, logo a curva de tensão está sujeita a variações. A deterioração dos eletrodos de pH também implica que num dado momento estes possam deixar de funcionar. A duração de vida dos eletrodos de pH depende de vários fatores. Soluções muito sujas e elevadas temperaturas requerem um curto intervalo de calibração e reduzem a vida dos eletrodos de pH. Para prolongar a duração é aconselhável limpar com frequência os eletrodos de pH. Caso não se utilizem os eletrodos de pH existe o perigo de que estes se tornem inutilizáveis. Os eletrodos de pH têm que ser armazenados em ambiente completamente seco ou mantê-los introduzidos na solução de conservação. Nunca deixe os eletrodos de pH em água destilada.

Informação geral sobre eletrodos de pH
Os eletrodos de pH levam basicamente o mesmo funcionamento que as baterias. Oferecem uma ínfima tensão, a qual poderá ser detectada por um medidor ou um regulador de pH. A diferença fundamental é que os eletrodos de pH não produzem tensão de forma contínua a não ser quando são introduzidos num líquido. Em teoria é possível determinar o valor pH de uma solução líquida com um multímetro e um eletrodo de pH. Contudo, a impedância interna de um eletrodo de pH em comparação com a impedância interna de um multímetro é tão alta que a tensão gerada pelo eletrodo de pH desceria. Apenas mediante utilização de um amplificador de medição ou um conversor de impedância é possível determinar de forma rápida e simples o valor pH com um eletrodo de pH. 

Para determinar o valor pH com um eletrodo pH é necessário ter um ponto de referência, uma vez que só assim será possível medir com precisão. Antigamente eram introduzidos na solução dois eletrodos de pH. Este segundo eletrodo constituía o ponto de referência. Atualmente o segundo eletrodo de pH está integrado no primeiro. Este método tornou-se standard, e pode ser encontrado em qualquer laboratório. Os dois eletrodos estão separados no anel interior e trabalham de forma independente. Mediante o intercambio de eletrodos na superfície da membrana gera-se uma tensão que é processada pela eletrônica.

Para aceder a outra categoria na medição de pH no sector industrial clique na imagem correspondente:

Eletrodos de pHEletrodos de pH: Transdutores de pHEletrodos de pH: Reguladores de pH

Encontra-se na categoria: Eletrodos de pH

Calibração de eletrodos de pH
A calibração dos eletrodos nos reguladores de pH garante um desenvolvimento muito preciso da cadeia de medição. As calibrações são, por defeito, realizadas com soluções de calibração de pH 4 e pH 7. Para determinar uma maior linearidade calibra-se os eletrodos de pH com uma terceira solução tampão. Além do próprio valor de pH, a temperatura joga um papel muito importante na calibração dos eletrodos de pH. A temperatura influi muito na transcondutância das linhas. Se em posteriores medições a temperatura do meio é quase idêntica à temperatura ambiente do processo de calibração não é necessário realizar nenhuma compensação. Os eletrodos de pH modernos dispõem além disso de um sensor de temperatura, que permite ser conectado diretamente ao instrumento de medição. Isto faz com que os eletrodos de pH determinem sempre o valor real.

Se desejar consultar ou imprimir a secção dos respectivos eletrodos de pH no nosso catálogo,
clique no símbolo PDF
Eletrodos de pH: Ir para Catálogo.

Situado na categoria: início / instrumentos de medição / sistemas de regulação / sensores / Eletrodos de pH

Se tiver dúvidas, dirija-se em confiança aos nossos funcionários ligando para o número de telefone +34 967 543 695 em Espanha, América Latina e internacional ou +56 2 24053238 para Chile.

A mesma página em español Eletrodos de pH: a mesma página em español. em alemão Eletrodos de pH: a mesma página em alemão. em italiano Eletrodos de pH: a mesma página em italiano. em inglês Eletrodos de pH: a mesma página em inglês. em croata Eletrodos de pH: a mesma página em croata. em francês Eletrodos de pH: a mesma página em francês. em húngaro Eletrodos de pH: a mesma página em húngaro. em turco Eletrodos de pH: a mesma página em turco. ou em polaco Electrodos de pH: la misma página en polaco.