Início   Proteção dados Condições Download Serviço Calibrações Contato
   

Medidores

Laboratório

Sistemas de regulação

Energias

Balanças


PCE Instruments TV

 

Ir para Reguladores / Dispositivos de Controle

Ir para Reguladores / Dispositivos de Controle

Ir para Reguladores / Dispositivos de Controle

,

Reguladores / Dispositivos de Controle
Os reguladores e dispositivos de controle são pequenas instalações inteligentes que se compõem de uma entrada de um sensor, umReguladores / Dispositivos de Controle são pequenas instalações inteligentes que se compõem de uma entrada de um sensor, um indicador digital e uma saída de regulação. indicador digital e uma saída de regulação. Existem reguladores e dispositivos de controle para diferentes trabalhos de medição e regulação. Os reguladores e dispositivos de controle são configurados através das teclas do próprio regulador. Há a possibilidade de estabelecer valores nominais para que, desta forma se defina o processo de regulação. Vários reguladores dispõem, além da saída de regulação, de saídas para sinais normalizados, às quais se pode conectar um sistema de visualização para controlar o processo de regulação. Especialmente para os sistemas de esgotos, o regulador é imprescindível devido às estritas leis que regulam este tema. Neste caso, um regulador controla o valor pH de um esgoto e regula o valor para que não se contamine o meio ambiente. Um regulador de pH é também utilizado na piscicultura ou em piscinas. Os reguladores de temperatura são usados nos sectores da climatização ou no controle da temperatura da água. Graças à sua ampla utilização, os reguladores são muito usados na indústria e estão preparados para realizar trabalhos que normalmente requerem uma solução completa de um PLC. Se tiver perguntas técnicas sobre estes reguladores e dispositivos de controle, ponha-se em contacto conosco para o número de telefone +34 967 543 695 em Espanha, América Latina e internacional ou +56 2 24053238 para Chile. Nossos técnicos darão assessoria com muito gosto sobre este tema, assim como de outros instrumentos do sector de medidores e balanças.

Nos seguintes links encontrará reguladores para diferentes grandezas:

Reguladores e Dispositivos de Controle de umidade Umidade Reguladores e Dispositivos de Controle de nível Indicador de nível

Reguladores e Dispositivos de Controle para pressão

Pressão

Reguladores e Dispositivos de Controle de pH

pH

Reguladores e Dispositivos de Controle para a temperatura

Temperatura

Reguladores e Dispositivos de Controle de Redox

Redox

Reguladores e Dispositivos de Controle para rotações Rotações Reguladores e Dispositivos de Controle universais Universais

Reguladores descontínuos

Os reguladores dividem-se em diferentes tipos. Dividem-se em reguladores contínuos e reguladores descontínuos. Os reguladores descontínuosReguladores e Dispositivos de Controle: reguladores contínuos e reguladores descontínuos. dispõem de uma propriedade simples de comutação. Quando se alcança um valor limite, um relé é ativado ou desativado. Devido ao fato do seu funcionamento ser de forma interrompida, estes tipos de reguladores denominam-se reguladores descontínuos. Os reguladores descontínuos podem ser interruptores finais ou simplesmente um bimetal. Os reguladores deste tipo são os reguladores mais simples. Destacam-se pela sua robustez e pela sua excelente relação qualidade preço. Especialmente o preço econômico faz com que o regulador descontínuo seja adquirido por empresas com um orçamento ajustado. Os reguladores descontínuos diferenciam-se entre reguladores de dois pontos e reguladores de três pontos.

Os reguladores de dois pontos destacam-se pelo seu comutador aceso-apagado. Podem ser reguladores de pH no sector de águas residuais que requerem a comprovação de forma contínua do tanque de água. Se o regulador detecta que as águas residuais são demasiado ácidas, ou seja, o valor pH está abaixo de 4, em tal caso o regulador conectaria uma bomba para juntar uma solução alcalina para neutralizar a água. O regulador comprova em seguida que as águas residuais estão novamente nos valores normais e desativa a bomba.

Os reguladores de três pontos dispõem de um sistema de aceso, apagado, aceso. Sobretudo no sector da climatização, isto é muito vantajoso. Reguladores de temperatura medem a temperatura ambiental. No caso da temperatura cair abaixo de um valor limite, por exemplo, 19ºC, acende-se o aquecimento nos escritórios, para assegurar que as condições de trabalho são agradáveis. E quando no verão sobe a temperatura acima dos 24 °C, o regulador pode, mediante utilização de um segundo relé, acender a climatização e descer as persianas, conseguindo assim que a temperatura esteja no intervalo previamente ajustado.

Reguladores continuos

Em contraposição aos reguladores descontínuos antes mencionados, estão os reguladores contínuos. Os reguladores contínuos não costumam dispor de saída relé, que pode ser ativado ou desativado. Os reguladores contínuos dispõem de uma saída analógica que pode receber muitos valores quase de forma contínua. A saída analógica dos reguladores controla o acionador. O acionador é o elemento do campo de regulação, que influi na grandeza regulada (p.ex. a temperatura num aquecedor). Através da saída, estes reguladores controlam com que consistência vão influir na grandeza regulada. Se o regulador apresenta como saída o máximo valor, o aquecimento renderá ao máximo. Pelo contrário, se apresentar como saída o valor mínimo, Reguladores e Dispositivos de Controle: Reguladores continuos.o aquecimento nem sequer se acenderá. A possibilidade de "dosear" a capacidade de aquecimento permite aos reguladores contínuos ajustar de forma rápida e exata a grandeza regulada relativamente ao valor de referência. Contudo, é importante que os reguladores calculem com precisão a "dose". Como saída para tais medições, os reguladores medem a variação disponível da grandeza regulada do valor de referência. A reação a esta variação pode, por exemplo, ser proporcional. Mas como isto tecnicamente não é para nada positivo, costuma-se calcular adicionalmente uma parte integral ou diferencial. Os parâmetros necessários têm que ser detectados para o campo de regulação correspondente e guardados na memória interna do regulador. Os reguladores PID modernos oferecem, além de outras funções que detectam de forma autônoma, os parâmetros ótimos.

Reguladores continuos com saída comutada

Para trabalhar com reguladores contínuos com uma saída analógica, são necessários acionadores com as entradas correspondentes. Alguns reguladores fazem uma regulação contínua mediante um contato de comando, ao variar o tempo de ativação de um contato em ciclo fixo. Portanto, o contato de comando destes reguladores está fechado permanentemente com a máxima influência da grandeza regulada. Seguindo com o exemplo da regulação de temperatura, neste caso, o aquecimento estaria aquecendo ao máximo. Contudo, se pretender aquecer só até metade, o contato de comando do regulador vai-se acender apenas 50% do tempo. Este tipo de reguladores podem ser usados apenas com alterações lentas das grandezas reguladas, uma vez que os relés dispõem de uma frequência de comutação limitada.

Reguladores com temporizador e função de rampa

Alguns modelos dos reguladores oferecem um temporizador e função de rampa. Estas funções permitem aos reguladores alcançar diversos valores de referência numa sequência predeterminada. Também é possível fixar a velocidade com a qual os reguladores podem alterar a grandeza regulada. Isto faz com que os reguladores automatizem processos, sem que seja necessário manipular os reguladores.

Reguladores e Dispositivos de Controle: Reguladores com temporizador e função de rampa.

No gráfico superior representa-se de forma esquemática como funcionam os dispositivos de controle com temporizador e função de rampa. Aprecia-se de forma clara como os reguladores, dependendo do tempo, realizam uma variação de temperatura em cada sequência de regulação. Estes reguladores oferecem ao usuário a possibilidade de controlar os processos de regulação já definidos e recorrentes. A grande vantagem, evidentemente, é que não é necessário introduzir novos parâmetros, o que pressupõe uma poupança de tempo e custos na execução de sequências de processos automatizados.

Termos e definições no sistema de regulação e controle e instrumentos de regulação utilizados
Valor específico ou predefinido: Valor insignia ou valor de referência
Valor regular: Valor atual ou grandeza de controle
Saída de regulação: Grandeza de referência
Órgão de direção: Acionador
Corpo regulado: Campo de regulação
Estrutura de regulação: Indica-nos como os instrumentos de controle exercem uma influência sobre as grandezas de controle. Define-se por modo de ação e tipo de dispositivos de controle. Exemplos disso são: Reguladores de 2 pontos, reguladores de 3 pontos, reguladores contínuos, reguladores em cascata ou reguladores de multizonas.
Comportamento da regulação: É a forma com que os reguladores tendem a influir nas grandezas físicas. Estes são os mais comuns dos reguladores com comutador de aceso/apagado, reguladores Pid e reguladores autoajustáveis.

Se desejar ver ou imprimir a secção de ditos reguladores / dispositivos de controle no nosso catálogo,
clique no símbolo PDF
Reguladores / Dispositivos de Controle: Ir para Catálogo.

Situado na categoria: início / instrumentos de medição / sistemas de regulação / Reguladores e Dispositivos de Controle

Se tiver dúvidas, dirija-se em confiança aos nossos funcionários ligando para o número de telefone +34 967 543 695 em Espanha, América Latina e internacional ou +56 2 24053238 para Chile.

A mesma página em español Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em español. em alemão Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em alemão. em italiano Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em italiano. em inglês Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em inglês. em croata Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em croata. em francês Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em francês. em húngaro Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em húngaro. em turco Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em turco. ou em polaco Reguladores / Dispositivos de Controle: a mesma página em polaco.