Início

Proteção dados

Condições

Download

Serviço

Calibrações

Contato

 

Publicidade      

         Instrumentos de Medição Sistemas de regulação Balanças


Visite nosso catálogo virtual!
Catálogo virtual

Visite nosso catálogo virtual!
  
Visite nosso Top Sellerl!


Penetrômetro para fruta PCE-PTR 200N
Penetrômetro digital (3 em 1) para determinar a textura da fruta e para o controle do grau de maturação / Interface USB / Software para a transferência de dados / Faixa: 20 kg
 

O penetrômetro ou penetrómetro PCE-PTR 200N é um dispositivo de mão e prático para o controle do grau de maturação de diferentes tipos de fruta. Ao contrário dos modelos analógicos, este penetrômetro digital oferece uma maior precisão e resolução na hora de medir.

O penetrômetro lhe proporciona informação valiosa sobre o momento ótimo de coleta e sobre o processo de maturação em câmaras, no transporte e na venda. O penetrômetro integra um microprocessador para uma leitura rápida precisa. O penetrômetro está equipado com orifícios que permitem montá-lo em uma máquina de ensaio (acessório opcional). Isto minimiza os erros humanos e permite realizar medições em série. O penetrômetro integra um acumulador que pode ser recarregado com a fonte de alimentação que fornecida com o dispositivo. Também é possível girar a tela do penetrômetro em 180º, o que facilita a leitura da medição.

Incluímos um software e um cabo de dados para transferir os valores de medição do penetrômetro ao computador ou ao computador portátil. As máquinas de ensaio são ideais para os controles de qualidade e os ensaios de teste em laboratórios. Uma vantagem deste dispositivo é que mesmo dispondo de uma ampla faixa de medição mantém a alta resolução e precisão. Se tivesse que medir a fruta com penetrômetros convencionais necessitaria adquirir três dispositivos para medir segundo a normativa DIN, cada um com uma ponta em particular para um determinado tipo de fruta. Contudo, nosso dispositivo substitui os 3 penetrômetros. No conteúdo enviado está incluído 3 pontas diferentes (para diversos tipos de fruta). Estas pontas são enroscadas facilmente.

Se tiver mais perguntas sobre o penetrômetro, consulte os seguintes dados técnicos, utilize nosso formulário de contato ou contate-nos através do +34 967 543 548 . Nossos técnicos e engenheiros assessorará-lo-ão com todo o gosto sobre este penetrômetro ou qualquer produto de nossos sistemas de regulação e controle, de equipamentos de laboratório, de instrumentos de medição ou balanças da PCE Instruments.

Informação do penetrômetro PCE-PTR 200N  Folha de dados do penetrômetro PCE-PTR 200N Instruções do penetrômetro PCE-PTR 200N  Certificado do penetrômetro PCE-PTR 200N  Vídeo do penetrômetro PCE-PTR 200N  Aqui encontrará mais imagens de produtos do penetrômetro PCE-PTR 200N 

Mais informação sobre o penetrômetro PCE-PTR 200N
 

- Combina 3 penetrômetros convencionais em 1
- Redefinição a zero em qualquer momento
- Peak Hold e recuperação do valor máximo
- Desconexão automática
- Orifícios para montagem sobre máquina de ensaio  

- Alimentação por acumulador
- Indicação do estado da bateria
- Proteção de sobrecarga = 150 %
- Interface USB
- Opcional: calibração ISO


Informação sobre a textura da fruta e seu grau de maturação

Quando falamos da maturação da fruta, é conveniente distinguir entre a maturação fisiológica e a maturação comercial. A maturação fisiológica só é alcançada quando a fruta madura na planta, e corresponde com o momento mais cedo no qual a fruta pode ser colhida para sua comercialização. A maturação comercial é alcançada depois, e indica o momento ótimo para o consumo da fruta (quando sua cor, sabor, textura, etc., são os ideais para o consumidor final). No caso das frutas climatéricas a madurez comercial é alcançada um tempo depois, já que após a coleta elas seguem madurando.

Durante a maturação da fruta se produz uma intensa atividade em seu interior, que se manifesta em sua cor, forma, textura, etc. É necessário dispor de valores objetivos com os que avaliar a evolução da maturação da fruta. Assim poderá tomar decisões adequadas sobre o momento ótimo da coleta e seu processamento posterior (por exemplo, para determinar a qualidade da fruta, o valor no mercado ou para o consumidor final), especialmente no caso de frutas climatéricas. A medição de textura ou dureza da fruta, realizada com o penetrômetro, lhe proporcionará informação sobre o grau de maturação. De fato, é a técnica mais utilizada para seu controle. Existem outras técnicas, como as que empregam um refratômetro. Os refratômetros usam a colorimetria ou medem o conteúdo de substâncias sólidas solúveis na fruta (esta técnica lhe permite medir o conteúdo total de açúcar).

Geralmente, a textura ou dureza de uma fruta que medimos com um penetrômetro diminui conforme avança seu processo de maturação. No entanto, devemos ter em consideração que a textura de um mesmo tipo de fruta pode variar, ou por condições muito gerais (como a variedade da fruta ou a região de cultivo), ou por motivos mais específicos como o tamanho ou a temperatura da fruta no momento da medição com o penetrômetro. Quanto maior for o tamanho ou a temperatura, menor textura apresentará a fruta


Indicações essenciais sobre o penetrômetro

O penetrômetro PCE-PTR 200N indica a força exercida sobre a fruta em gramas (1 g = 0,001 kg), pelo que se deseja obter a pressão exercida em kg/cm², deverá ter em consideração a seção da ponta selecionada.

Por exemplo, se medimos com o penetrômetro um valor de 4320 g, deverá calcular essa força real exercida segundo a ponta que tiver selecionado. Essa força corresponde ao valor em kg dividido pela seção correspondente da ponta selecionada:

Diâmetro nominal
da ponta(mm)
Área efetiva
da ponta (cm²)
Pressão exercida
(kg/cm²)
6 0,28 15,43
8 0,5 8,64
11,3 1 4,32

Ao contrário dos penetrômetros analógicos, este penetrômetro digital oferece uma maior precisão e resolução na medição. Outra vantagem é que dispõe de 3 pontas de penetração com diferentes diâmetros, evitando assim ter que adquirir vários penetrômetros analógicos. Cada penetrômetro analógico dispõe de somente uma faixa com ponta para um determinado tipo de fruta. Como consequência, necessita um equipamento para cada tipo de fruta. Contudo, o penetrômetro PCE-PTR 200N realiza diferentes tipos de medições com o mesmo dispositivo. Somente deve trocar a ponta.


Especificações técnicas do penetrômetro

Faixa

0 ... 200 N

Calibração

0,1 N

Calibração de pressão

1 Mpa

Célula de carga

Célula de carga interna com rosca M6

Faixa

1 ... 100 % do total da escala

Precisão

±0,5 %

Unidades

n, kg, lb

Display

LCD

Temperatura operativa

+10 ... +30 °C

Umidade relativa

15 ... 80 % U.r.

Condições de trabalho

Não coloque o dispositivo perto de fontes de vibração ou materiais corrosivos

Peso

1 kg


Imagens do uso do penetrômetro PCE-PTR 200N

Pontas do penetrômetro

Conexões do penetrômetro PCE-PTR 200N

Display do penetrômetro

Célula de carga do penetrômetro PCE-PTR 200N

Uso do penetrômetro: medindo uma maçã


Conteúdo enviado do penetrômetro

1 Penetrômetro PCE-PTR 200N
1 Manual de instruções
1 Ponta de penetração de Ø 6 mm
1 Ponta de penetração de Ø 8 mm
1 Ponta de penetração de Ø 11 mm,  
2 Arruelas de tope,  
1 Tabela de conversão, 
1 Estojo para o penetrômetro,
1 Software

Acessórios opcionais


Máquina de ensaio
Poderá acoplar este penetrômetro com qualquer uma das três máquinas de ensaio disponíveis. Duas máquinas de ensaio estão equipadas com uma manivela, enquanto a terceira é acionada mediante um motor. O uso de uma máquina de ensaio é ideal quando for necessário realizar verificações repetitivas e sob as mesmas condições; como por exemplo, verificações diárias de um produto num laboratório. Assim poderá excluir os falhos humanos.


Máquina de ensaio para o penetrômetro

Informação técnica do nosso penetrômetro PCE-PTR 200N

Voltar à página principal.

Aqui encontra uma visão geral de todos os medidores oferecidos pela PCE Instruments.

Contato em España:
PCE Ibérica S.L.
 C/ Mayor 53 - Bajo
E-02500 Tobarra
Tel. +34 967 543 548
Fax +34 967 543 542

A mesma página em espanhol Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em espanhol. em alemão Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em alemão. em italiano Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em italiano. em inglês Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em inglês. em croata Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em croata. 
em francês Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em francês. em húngaro Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em húngaro. em turco Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em tuco. ou em polaco Penetrômetro PCE-PTR 200N: a mesma página em polaco.